MC/OF 01

1. Minicurso:
Título:
CURRÍCULO E TERRITORIOS CULTURAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO GÊNERO E DA ETNIA/RAÇA
Proponentes:
1. Prof. Ms. Marcos Antonio Solano (PPGECI-UFRPE/FUNDAJ)
2. Drda. Jailma Maria Oliveira (PPGA-UFPE)

Ementa:
Este minicurso propõe uma reflexão sobre as lentes teóricas que discutem o currículo escolar como um recorte cultural a partir de uma perspectiva de gênero e etnia/raça, tendo como reflexos os desafios das práticas educacionais na relação ensino aprendizagem e seus rebatimentos na formação crítica dos sujeitos. É neste sentido que a referida proposta considera como relevante, elencar o conceito de Território no sentido de evidenciá-lo como um elemento de desconstrução dos debates historicamente já fomentados nos espaços educacionais. Dito isto, problematiza ainda questões ligadas às políticas e teorias que orientam o currículo escolar, a exemplo do livro didático e das relações de poder que estabelecem disputas identitárias. Além disso, apresenta algumas experiências do campo educacional que contextualizam a discussão proposta.

TEXTOS PARA LEITURA PRÉVIA

CARRARA, Sergio et al. Gênero, e Diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, sexualidade, Orientação sexual e relações étnico raciais. Rio de janeiro: CEPESC, 2009.
Link para baixar:

LOURO, Guacira Lopes. A construção escolar das diferenças: a escolarização dos corpos e das mentes. A fabricação das diferenças. Sexismo e homofobia na prática educativa. In: LOURO, Guacira Lopes Gênero, sexualidade e educação. - Uma perspectiva pós-estruturalista / Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
Link para baixar:
https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf