1. Minicurso:
Título:
CURRÍCULO
E TERRITORIOS CULTURAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO GÊNERO E DA ETNIA/RAÇA
Proponentes:
1. Prof. Ms. Marcos
Antonio Solano (PPGECI-UFRPE/FUNDAJ)
E-mail: solanoarquivopessoal@gmail.com
2. Drda. Jailma
Maria Oliveira (PPGA-UFPE)
E-mail:
jailmamoliveira23@gmail.com
Ementa:
Este minicurso propõe uma reflexão sobre as lentes teóricas que
discutem o currículo escolar como um recorte cultural a partir de uma
perspectiva de gênero e etnia/raça, tendo como reflexos os desafios das
práticas educacionais na relação ensino aprendizagem e seus rebatimentos na
formação crítica dos sujeitos. É neste sentido que a referida proposta
considera como relevante, elencar o conceito de Território no sentido de
evidenciá-lo como um elemento de desconstrução dos debates historicamente já
fomentados nos espaços educacionais. Dito isto, problematiza ainda questões
ligadas às políticas e teorias que orientam o currículo escolar, a exemplo do
livro didático e das relações de poder que estabelecem disputas identitárias.
Além disso, apresenta algumas experiências do campo educacional que
contextualizam a discussão proposta.
TEXTOS PARA LEITURA PRÉVIA
CARRARA,
Sergio et al. Gênero, e Diversidade na escola:
formação de professoras/es em gênero, sexualidade, Orientação sexual e
relações étnico raciais. Rio de janeiro: CEPESC, 2009.
Link
para baixar:
LOURO,
Guacira Lopes. A construção escolar das diferenças: a escolarização dos corpos
e das mentes. A fabricação das diferenças. Sexismo e homofobia na prática
educativa. In: LOURO, Guacira Lopes
Gênero, sexualidade e educação. - Uma perspectiva pós-estruturalista /
Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
Link
para baixar:
https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf