2. Minicurso:
Título:
HISTÓRIA PÚBLICA, HISTÓRIA PROPAGADA E GÊNERO
Proponentes:
1. Mestrando Sílvio Ricardo Gouveia
Cadena (PGH-UFRPE)
E-mail: cadenaufrpe@gmail.com
2. Mestranda Jessica Tammirys Miranda de Lima Correia (PGH-UFRPE)
E-mail: lima.jeh@hotmail.com
2. Mestranda Jessica Tammirys Miranda de Lima Correia (PGH-UFRPE)
E-mail: lima.jeh@hotmail.com
Ementa:
O presente minicurso tem como objetivo explorar o campo da História
Pública. Para isso, serão apresentadas as diversas perspectivas que o constituem
e suas variadas interpretações, bem como seus objetos de estudo. Além disto,
traçaremos um paralelo com a Didática da História a partir dos pressupostos de
Rusen e Bergmann, onde as histórias propagadas nos meios de comunicação etc são
de grande valia para o conhecimento de fatores que contribuem para a construção
da consciência histórica dos sujeitos. Acreditamos que estas discussões são de
grande importância para a compreensão de narrativas históricas que se propagam nas
mídias sociais com o claro intento de legitimar visões preconceituosas e que
vão de encontro aos direitos humanos.
Outra função presente neste minicurso está no suscitar reflexões
sobre as possibilidades de como as questões ligadas às relações de gênero podem
estar presentes a partir da perspectiva da História Pública (ou propagada).
TEXTOS PARA LEITURA PRÉVIA
BERGMAN, Klaus. História na Reflexão Didática. In Revista Brasileira de História. São
Paulo, num 19, vol 09, set.1989/fev. 1990. 29-42
CORREA DA SILVA, Gabriela. Representação do Passado e História Pública: a
História das Mulheres na Internet. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v.
8, n. 19, p. 162 ‐ 184. set./dez.2016.
FRICH, Michael. A História Pública não é uma mão de via única: ou
de A Shared Authority à cozinha digital, e vice-versa..In: MAUAD, Ana Maria;
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo:
Letra e Voz, 2016, p.50-69
MALERBA, Jurandir. “Acadêmicos na Berlinda ou como cada um escreve
a História?: uma reflexão sobre o embate entre historiadores acadêmicos e não
acadêmicos no Brasil à luz dos debates sobre Public History.” Revista História da Historiografia,
Ouro Preto, nº 15, agosto, 2014, p. 27-50